Para que serve a solidão?

A solidão as vezes é nossa  melhor companhia, pois, nos permite olhar pra dentro de nós mesmos e perceber o mundo ao redor. Digo isso, porque quando estou sozinha me volto pros meus pensamentos, pro meu eu interior e penso sobre coisas da vida que jamais havia pensado ou que nunca havia percebido.

Outro dia estava pensando em “amigas” que somente tenho contato através de internet. Amigas que dedicaram a vida toda para realização profissional e que hoje vivem muito bem financeiramente. As pessoas vivem suas vidas em busca de dinheiro, fama, poder e sucesso, claro que o dinheiro é indispensável para a maioria das pessoas.

O problema é que as pessoas esquecem que dinheiro não é tudo. Que dinheiro não compra valores, ética, tempo e nem amizades verdadeiras. E foi nesse momento que me vi pensando sobre a minha vida e tudo que já vivi, realizei e ate conquistei nesses anos vividos.
 E as amigas da qual eu falei anteriormente, que perderam anos trabalhando pra juntar dinheiro? Elas possuem carro, casa, dinheiro e sucesso, mas, sempre que vejo suas fotos postadas na  internet nos final de semana: estão sozinhas em casa, sozinhas no cinema, viajando sozinhas ou apenas com seus animais de estimação ( que são ótimas companhias), mas, não substituem o contato, o dialogo e a presença humana e principalmente não recuperam o tempo perdido.

Eu admiro o esforço que elas tiveram. E incentivo todas as pessoas a conquistarem o melhor pra si.  Mas será que isso as torna realmente felizes? Será que elas queriam realmente isso pra suas vidas? Ou será apenas influência de uma sociedade capitalista que acredita que as pessoas apenas são felizes se construírem riquezas?

Lembrei  das belas palavras do poeta Ferreira Gullar:
“… uma parte de mim é multidão: outra parte estranheza e solidão…”
 
Talvez elas se sintam como no poema: Com uma multidão ao seu redor, no trabalho, na internet e nas ruas, mas, a sua estranheza é perceber que estão sempre sozinhas.
Quando vejo exemplos assim, percebo que eu sou feliz!

Com simplicidade eu tenho vivido, tenho aproveitado o tempo, com simplicidade eu tenho conquistado as melhores companhias e aproveitado a vida da forma que eu acredito.

Eu procuro de alguma maneira, transformar a minha solidão em minha melhor companhia, pra me fazer lembrar que realmente eu sou feliz e que tudo valeu a pena.

 

 

PS: Na foto, eu em um dos meus momentos de solidão 🙂

Autor:

Uma blogueira simples e curiosa que busca ser a diferença que quer ver no mundo. Abrace essa ideia você também

Deixe um comentário

